terça-feira, 30 de julho de 2013

Espírito Santo

 
 Espírito Santo

Dons do Espírito Santo: a fé, a esperança e o amor. São frutos do Espírito Santo. Porque quando o Espírito Santo habita no homem, produz , produz esperança, produz amor. O amor é um fruto do Espírito. Gal. 5:22, "Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fé, a mansidão, a temperança."


       É justamente o contrário do que outros pensam. Eles acham que o Espírito Santo faz alguém sair do controle e cair em êxtase. (Êxtase é estado de pessoa fora de si, que já não se controla mais, que então age por emoções, de uma maneira estranha, ou falando disparadamente coisas indecifráveis, ou desmaiando, ou gritando). Acham que isso é ser usado pelo Espírito Santo. E a Bíblia diz que é o contrário: o fruto do Espírito Santo é domínio próprio. A pessoa que tem o Espírito Santo tem domínio próprio; ela se domina; é temperante, equilibrada; não fica fora de si, entregue a espíritos malignos.

         O fruto do Espírito é domínio próprio em todas as circunstâncias. O crente verdadeiro se domina, se controla, tem poder para isso, porque tem o Espírito Santo morando nele.
O Espírito Santo não derruba ninguém, creio. Como regra, pelo menos. Ele levanta o caído, ergue o homem abatido.


O amor

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
2 Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.
4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido.
13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.


Os dons da profecia e das línguas

1 Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.
2 Pois quem fala em uma língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.
3 Mas quem profetiza o faz para edificação, encorajamento e consolação dos homens.
4 Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.
5 Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada.
6 Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em que serei útil a vocês, a não ser que leve alguma revelação, ou conhecimento, ou profecia, ou doutrina?
7 Até no caso de coisas inanimadas que produzem sons, tais como a flauta ou a cítara, como alguém reconhecerá o que está sendo tocado, se os sons não forem distintos?
8 Além disso, se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha?
9 Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.
10 Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido.
11 Portanto, se eu não entender o significado do que alguém está falando, serei estrangeiro para quem fala e ele será estrangeiro para mim.
12 Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.
13 Por isso, quem fala em uma língua, ore para que a possa interpretar.
14 Pois, se oro em uma língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera.
Se você estiver louvando a Deus em espírito, como poderá aquele que está entre os não instruídos dizer o "Amém" à sua ação de graças, visto que não sabe o que você está dizendo?
17 Pode ser que você esteja dando graças muito bem, mas o outro não é edificado.
18 Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.
19 Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em uma língua.
 
Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.
O espírito dos profetas está sujeito aos profetas.
33 Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz.
 
11 "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
 
AS PROMESSAS DO DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO – DENTRO E SOBRE
1- DENTRO
- para regeneração/conversão
Ez 36:26-27 – “Dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro em vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”
Esta promessa está falando de conversão, regeneração. No dia em que você aceitou Jesus no seu coração, como Senhor e Salvador de sua vida, o Espírito de Deus. veio habitar dentro de você.
Ele que te convence do pecado...
Cumprimento da promessa - Jo 20: 19-22
 
2- SOBRE- para revestimento de poder
Mt 3:11 – “Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
Cumprimento da promessa – At 2:4
O batismo com o Espírito Santo dá força a você para manter viva a libertação e cura que recebeu.
 

O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Revestimento de poder - Lc 24:49- “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”

Unção - I Jo 2:27 – “E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.”

Virtude do Espírito - At 1:8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra.”
Virtude é poder em ação. É o poder divino para testemunhar de Cristo, para ganhar os perdidos para Ele e ensinar-lhes a observar tudo quanto Ele ordenou.

Diferença entre receber o Espírito Santo e o Batismo no Espírito Santo
Receber: Jo 20.19-22 - “ ... assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”
Receber o Batismo: At 1.5, 8; At 2.4; At 2.39


Para quem é? – PARA TODOS
At 2:38-39 – “...Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.”/

Joel 2:28-32 –“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne.....”

Existem duas coisas básicas que impedem uma pessoa de receber o batismo com o Espírito Santo: a incredulidade ou pecados não confessados.


O QUE É NECESSÁRIO PARA RECEBER? 1- Arrepender dos pecados – At 2:38
2- Crer – Jo 7:38 – “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”
3- Pedir – Lc 11:13 –“Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?”
4- Receber – At 1:8 –“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,, que há de vir sobre vós...”

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO...
1. Não está vinculado a mérito, é um dom de Deus (At 10:45).
2. Nem a métodos, pois o Espírito opera como vento (Jo 3:8), “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai...”
3. Nem a datas, pois Jesus o batizador é soberano, e batiza quando lhe apraz.
4. Nem a locais, pois Ele batiza aonde quer.
5. Nem a posturas corporais, pois o que vale é a posição do coração (Jr 29:13) “ buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração.”
 
CONDIÇÕES PARA RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO a) Arrependimento e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador (At 2:38-40), voltando para Deus em mudança radical de atitude.
b) Obediência (At 5:32) “e nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
c) Fé (Jo 7:38; 11:40) – “...se creres verás a glória de Deus.”
d) Busca ardente com perseverança (Mt 7:7) “Pedi, e dar-se-vos-á...”
e) Sede ardente (Sal 143:6) “...a minha alma tem sede de ti como terra sedenta.”
f) Atitudes dignas de louvor.
g) Coração limpo (Mt 5:8). ”Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”


Os resultados do Batismo no Espírito Santo.
- Ousadia e eficácia no testemunho e na pregação (At 1:8; 4:31, 33; 6:8-10; Rm 15:18-19; I Co 2:4).
- Sinais e maravilhas (At 6:8; I Co 2:4; Rom 15:18-19).
- Mensagens proféticas e louvores (At 2:4, 17; 10:46; I Co 14:2, 15).
- Visões da parte do Espírito Santo (Ap. 1:9-20).
- Maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, maior busca de retidão, percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (Jo 16:8; Ef 4:30).
- Maior desejo de orar e interceder (At 2:42; 3:1; 4:31; 6:4; 10:9; Rm 8:26-27; I Tm 2:1-6; Dt 9:1-23; Dn 6:10).
- Maior amor à palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16:13; At 2:42).
- Uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1:4, Rm 8:15; Gl 4:6).
- Submissão aos que estão em autoridade sobre nós (Gl 5:18-21; Hb 13:7; 13:17).
Evidências do Batismo no Espírito Santo O falar em línguas estranhas, é uma das evidências para se aferir se a pessoa foi ou não batizada no Espírito Santo (At 11:15-17), o que se deu no dia de pentecostes, repetiu-se na casa de Cornélio (At 10:46); em Éfeso (At 19:6); na vida de Paulo (At 9:17-18; I Co 14:18; em Samaria (At 8:20-21), embora a Bíblia não declare, também deve ter havido línguas estranhas por ocasião do avivamento que lá houve nos dias dos apóstolos (veja I Co 13:1).

1) Não estabeleça regras para o Espírito Santo
2) Todo ensinamento de homem que possa trazer condenação ou barreira para você receber o poder do Espírito, jogue fora de sua vida em nome de Jesus.
3) Receba o Batismo no Espírito Santo pela fé.
 

O Que Significa Ser Revestido Ou Cheio Do Espírito Santo

Após o crente ser batizado (selado) com o Espírito Santo, Efésios 1:13  e viver na prática de uma vida em harmonia com a palavra de Deus e em constante espírito de oração, Deus reveste-o, ou enche-o do Espírito Santo a fim de que ele tenha poder e autoridade para testemunhar com sabedoria e humildade acerca do Evangelho do reino. Excepcionalmente, por uma providencia divina especial, esse revestimento espiritual poderá ocorrer antes do batismo visível, como no caso de João Batista, Lucas 1:17 Lucas 1:67-80; Atos dos Apóstolos 4:31; 2:4; 6:5,8; 7:55; 13:9; Lucas 24 49.
 
 

Nenhum comentário: